quinta-feira, 18 de abril de 2013

DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL: SOPHIA - A PENSADORA



            Em comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, mesmo dia do nascimento do maior escritor brasileiro do universo infantil - Monteiro Lobato, transcrevo as palavras de Carla Cunha, no artigo "Ler ainda é o melhor remédio", publicado na Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa nº 41, da Editora Escala:
"Deixar uma criança sem livros é tão cruel e daninho quanto privá-la da alimentação, saúde e moradia. A leitura é o alimento que sacia uma necessidade natural do ser humano: o saber, a busca pelo conhecimento.[...] É preciso estimular, fomentar o gosto por tal prática, trazer à tona uma semente que necessita ser regada com incentivo, demonstração de amor, exemplos".
E bons exemplos são o que devemos dar às crianças. Quem pode incentivar? Os pais, a escola, os tios, os avós...É preciso causar um encantamento nas crianças para que elas tomem gosto pela leitura e isso pode ser alcançado mostrando como é maravilhoso se entregar às aventuras dos personagens travessos e mágicos que saem das páginas de um livro, ganhando vida na imaginação de cada pequeno leitor. Como disse Paulo Freire: Ler é aprender a interpretar o mundo, ir além das letras. E se alguém disser que em tempos de velocidade da internet, folhear um livro é coisa do passado, diga que o prazer da leitura reside exatamente aí, na prática de entregar-se à leitura sem pressa, se deleitando e aproveitando cada palavra e se perder no tempo.
Por Denise Constantino

sexta-feira, 12 de abril de 2013